O Clube “Escola de Andebol Beira Douro” (EA Beira Douro) celebrou recentemente dois anos de existência, sendo um dos vários novos clubes filiados da Associação de Andebol do Porto (AAP) e tendo uma das suas particularidades a de ser um projeto de formação diferenciador dedicado exclusivamente ao Andebol.

___________________________________________

Fundado a 16 de agosto de 2021 por pessoas ligadas ao Andebol: treinadores(as), dirigentes e jogadores(as) e com o objetivo de criar de raiz um clube com identidade próprio, foram curiosamente algumas das atuais veteranas do clube que encabeçaram o maior número de fundadores do EA Beira Douro. Nasceu assim um Clube de Andebol, dedicado exclusivamente à nossa modalidade, que está sediado em Medas, no extremo alto do Concelho de Gondomar, entre os concelhos de Penafiel, Paredes e Vila Nova de Gaia.

Curioso neste Clube é adotar conceitos empresariais, como Valores, Missão e Visão e um modelo de funcionamento. Os valores do EA Beira Douro são: “Empenho, Amor, Beneficência e Dedicação”; fazendo um mix do que podem oferecer como clube e da atitude a ter no desporto. A Missão do clube é “Ser uma referência da Formação no Andebol Nacional e permitir a atletas uma atividade de excelência”; algo que de certa forma já estão a conseguir, pois em somente dois anos têm já mais de 100 atletas, nove equipas (Femininos e Masculinos), e cinco conquistas. A Visão deste clube é “O EA Beira Douro como a segunda casa e ver o crescimento dos atletas como seres humanos”. Este jovem clube adota um Modelo Escandinavo, com os(as) jovens atletas a estudarem de manhã e a treinarem á tarde, modelo este facilitador da gestão do tempo e conciliação de estudos e desporto dos jovens atletas estudantes.

O nome Escola de Andebol comunica uma vocação para uma única modalidade, ou seja, ser um clube de Andebol, mas também o papel pedagógico e uma diferenciação em termos de Marketing, fugindo aos “namings” habituais e posicionando-se como um clube formador; uma escola de formação de Andebol. O clube quer também diferenciar-se no panorama Nacional por várias outras questões, nomeadamente com um Conceito de Formação Desportiva que complementa a Formação Social, Cívica e Familiar dos(as) atletas da pequena comunidade onde se insere, que é a União de Freguesias de Melres e Medas.

Relativamente ao modelo de financiamento são as cotas e patrocínios que tornam possível a atividade do clube, não fugindo assim a um dos modelos mais típicos dos clubes de Andebol.

Segundo André Freitas, Presidente do EA Beira Douro os objetivos do clube são o foco mais na Formação, e a conquista de títulos Regionais e Nacionais e o grande objetivo em termos competitivos para a época 2023/2024 é ter uma boa participação das suas Seniores Femininos na nova prova Nacional, a PO9A – Divisão de Honra de Seniores Femininos e conquistar a manutenção.

A AAP saúda o aparecimento recente do EA Beira Douro e felicita o clube pelos seus frescos, mas muito ativos e profícuos dois anos de vida.

O Clube comemorou o segundo aniversário da sua fundação com a organização de um jantar no qual participaram: o Presidente da Junta da União Freguesias de Medas e Melres, José Paiva; o Presidente do Clube, André Freitas; atletas treinadores e dirigentes do clube e dois membros da Direção da AAP; o Presidente Paulo Martins e o Vice-Presidente António Freitas. O Presidente Paulo Martins comentou que: “Todos os clubes são importantes, todos os novos clubes significam um crescimento do Andebol e qualquer clube tem algo diferenciador; neste caso do EA Beira Douro é ser um Clube de Andebol, focado somente no Andebol, um projeto de referência do desenvolvimento do Andebol, que começou na Escola, no Agrupamento de Escolas Beira Douro e ter sido fundado por pessoas do Andebol para o Andebol e para uma comunidade pequena e distante do centro do concelho. O Beira Douro é um clube bem organizado, com ideias próprias e que sabe o que quer.

—————————-

EQUIPAS / ESCALÕES

  • Babies
  • Manitas (Mistos)
  • Bambis (Mistos)
  • Minis Femininos
  • Minis Masculinos
  • Sub 18 Femininos
  • Seniores Femininos
  • Master Femininos
  • Masters Masculinos

CONSQUISTAS / TÍTULOS

  • Campeão Regional de Veteranos Femininos 2021/2022
  • Presença na Fase Final Nacional de Sub 21 Femininos (4º lugar)
  • Vice-Campeão Regional de Masters Femininos 2022/2023
  • Vice-Campeão Regional de Masters Masculinos 2022/2023
  • Participação na Fase Final de Masters Masculinos 2022/2023 (5º lugar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

five × 2 =