O jogo de Portugal deste domingo frente à atual Campeã Europeia Suécia não é somente uma autêntica “Final” nesta Main Round, com vista ao apuramento para as meias finai do Euro 2024 da Alemanha; mas um sonho para as cores portuguesas, que pode cumprir várias metas e objetivos.


Portugal pode fazer história hoje em Hamburgo em caso de vitória com a poderosa e histórica Suécia. Num jogo em que as duas equipas estão empatadas com 4 pontos e duas vitórias nesta fase da competição, uma vitória pode decidir o semi finalista que acompanhará a Dinamarca à “final four” deste Europeu de Andebol.

Mas, para os Lusos este jogo pode significar muito mais; pode garantir a melhor classificação de sempre numa competição internacional Sénior de seleções, o apuramento para o Pé-Olímpico e a 2º vitória frente ao colosso nórdico. O saldo entre as duas seleções  é positivo para os suecos, com seis vitórias em sete jogos, em que Portugal venceu somente um confronto 25-35, em Malmö, há quatro anos, em jogo referente à Main Round do Europeu 2020.

As maiores preocupações dos Heróis do Mar vão para o contra-atque, para a velocidade, para a eficácia dos suecos, mas também individualmente para as suas estrelas: Jim Gottfridsson (24) (SG Flensburg-Handewitt), central e cérebro da equipa, o guarda-redes Andreas Palicka (12) (Paris Saint-Germain), para o ponta esquerda Hampus Wanne (Barça) e para o jovem ponta esquerda Eric Johansson (THW Kiel).

Alguns números que justificam a prestação e qualidade das duas euipas: Portugal é o 3º Melhor Ataque com 158 golos e 63% de eficácia, atrás de França e Dinamarca; mas os Suecos estão no 6º lugar com 155 golos, mas com 68% de eficácia; na eficácia dos guarda-redes, a Suécia, com Andreas Palicka (12), Gustav Thulin está em 3º lugar, com 64 defesas no total dos seus guarda-redes e 35% de eficácia, enquanto Portugal apresenta até ao momento 55 defesas de Diogo Rema (16) e Gustavo Capdville (41), com 27% de eficácia total; nos Turn Overs Portugal apresenta melhor registo, somente com 37 em comparação com os 46 da Suécia. Quanto aos números individuais o destaque vai para o lateral esquerdo Martim Costa (79), que é até ao momento o mlhor marcador do Europeu com 38 golos e 69% de eficácia e no lado dos suecos Hampus Wanne (15) ponta esquerda, que apresenta 26 golos e 68% de eficácia de remate.

As cores nacionais estão hoje ao alto, com o verde da esperança numa vitória Lusa, mas também com o vermelho, da necessidade de “sangue suor e lágrimas”, para alcançar um sonho que o Andebol Nacional merece e pode inspirar ainda mais esta geração de atletas e premiar o trabalho de Federação, Associações e Clubes em Portugal.

Força Portugal!

O jogo será transmitido em direto, a partir das 17h00 pela RTP 2, RTP Play e EHF Tv.

 

Men’s EHF Euro 2024

MAIN ROUND 
– Grupo II
| 3ª Jornada |

- Suécia x Portugal.

Data: 21.01.2024 (domingo)

Hora: 17h00 

Local: Hamburgo - Barklays Arena.

Transmissão em direto: RTP2 | RTP Play | EHF Tv

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

fifteen + five =