O Futebol Clube Paço de Sousa (FC Paço Sousa) é o mais recente Projeto de Andebol na Associação de Andebol do Porto (AAP) e as palavras história e orgulho estão a ele associadas de forma marcante e até diferenciadora. O Clube começou já a dar os seus primeiros “passos” neste início de Época com escalões de Formação e pretende fazer também uma aposta maior no Feminino.

_____________________________

História e Estórias é o que não falta ao FC Paço de Sousa (FCPS), a começar pelo facto de estar numa freguesia ligada a algumas questões turísticas e históricas, como ser parte da Rota do Românico, sediando um monumento histórico, o Mosteiro de Paço de Sousa, cuja fundação é anterior a 994.

Neste monumento histórico encontra-se o túmulo de Egas Moniz de Ribadouro, o “Aio” de D. Afonso Henriques, patrono do mosteiro. “É talvez o exemplo mais representativo dos edifícios românicos classificados como Monumento Nacional no município de Penafiel”.

Uma curiosidade histórica é que este clube fundado a 27 de maio de 1946 nasceu nos claustros do mosteiro, onde manteve a sua sede durante algum tempo. De referir também que a Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Instituição de Solideriedade Social, está sediada na freguesia de Paço de Sousa.

A fundação do FC Paço de Sousa esteve interligada com o gosto dos seus fundadores pelos “três grandes de Portugal”: FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, pois além de fundirem dois clubes, fizeram também um “mix” dos “três grandes”, resolvendo dessa forma a difícil tomada de decisões relativas ao novo clube. Cada um dos fundadores escolheu nome, parte do símbolo e cor para o “naming” e símbolo do clube. Assim, um escolheu o nome Futebol Clube Paço de Sousa, como homenagem ao “FC Porto”, outro escolheu o “Leão” como parte do Símbolo, em honra ao “Sporting CP” e finalmente um terceiro fundador escolheu as cores vermelho e branco do “SL Benfica”.

Sediado a Sul do Município de Penafiel é o mais antigo do Concelho e passa a ser o segundo clube com Andebol deste Município. O FCPS tem uma sede e um campo de futebol e integra somente duas modalidades: Andebol e Futebol e segundo o seu Presidente, Helder Morais o Andebol aparece no clube para “fazer o clube mais eclético, para oferecer à comunidade mais possibilidade de desporto, especialmente aos jovens e com aposta no feminino, que tem falta de oferta no Município”. O Andebol funcionará no Pavilhão Municipal de Paço de Sousa, que oferece excelentes condições para treinos e jogos.

Helder Morais (Presidente)                     Hugo Santos (Coordenador Técnico)

 

O Coordenador Técnico do Andebol, Hugo Santos referiu que o objetivo inicial para o Projeto de introdução do Andebol no FCPC é “nas duas próximas épocas ter alguns escalões de Formação: Sub 10, Sub 12 e Sub 14 mistos e se possível, escalões acima, mas Femininos”. Segundo Hugo Santos, nas duas primeiras épocas querem aumentar o número de atletas e apostar no Feminino, pois a região tem falta de desporto Feminino.

A Lei de Causa/Efeito levou á possibilidade do FCPS ter uma equipa de Seniores Femininos, pois a abertura do Andebol no Clube levou a algumas ex atletas da modalidade abordarem o mesmo para poderem praticar Andebol e assim constituir uma equipa deste escalão.

Perguntamos a Adelino Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Sousa – Qual a importância do Desporto para a freguesia? Em especial o Andebol? E Como vê o aparecimento do Andebol no FCPS?  AS – “Todas as modalidades de Desporto são muito importantes para a nossa freguesia, porque mantêm os nossos jovens ativos, saudáveis e também a interagir uns com os outros. O Andebol é um caso especial no desporto em Paço de Sousa. Para além de ser mais uma modalidade presente, o Andebol não é atualemente muito participativo no nosso Concelho de Penafiel. Por tudo isto Parabéns ao Futebol Clube de Paço de Sousa pela introdução do Andebol”.

Paulo Martins, Presidente da AAP considera que “é um projeto de grande valor, tanto desportivo, como social, pois poderá também ser de inclusão, porque Paço de Sousa é a sede da casa dos Gaiato. O facto de ser o segundo clube com Andebol no Munícipio de Penafiel é também importante e é mais um meio para intensificar o crescimento do Andebol em Penafiel e também Vale do Sousa”.

Ser um Clube de referência na Formação, ganhar títulos e ver atletas nas diversas seleções sáo os desejos do Técnico e Coordenador Técnico do FCPS.

O Presidente do FCPS tem como Visão: “ver muitos jovens a praticar desporto e Andebol no clube e alguns deles a serem futuras referências na modalidade”.

O clube tem como máxima: “Vamos por mais”. Fazer crescer; crescimento sustentável são verdadeiras linhas oreintadoras da ação do clube e da estratécia do clube, que certamente terá sucesso no desporto desta Freguesia e do Concelho e no crescimento com o Andebol e no Andebol.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

10 + fourteen =