A França conquista o Europeu de Andebol da Alemanha, ao derrotar na Final a Dinamarca, em Colónia, numa final emocionante e com resultado incerto até ao fim.


A França volta a ganhar um Europeu de Andebol, dez anos depois, e sucede à Suécia, após vencer a Dinamarca por 33-31 no prolongamento, na final do EHF EURO 2024, na Lanxess Arena em Colónia.

A Seleção Francesa, após três semanas do início do Euro 2024, de um empate a 17 golos ao intervalo, um empate a 27 golos ao fim dos 60 minutos de jogo, outro empate ao intervalo do prolongamento a 29 golos e com um prolongamento disputado, num jogo de 70 minutos, finalmente saiu vitoriosa e coroada Campeã Europeia.

Apesar da Dinamarca ficar com o MVP do jogo, o guarda-redes Emil Nielsen (12), após 15 defesas e 38% de eficácia, Mikkel Hansen (24) e Mathias Gidsel (19) e companhia Lda.  não foram capazes de arrebatar o título europeu deste ano.

A França lutou para equilibrar e empatar o jogo na 1ª parte, mas depois voltou a ficar em desvantagem na 2ª parte, mas continuou a lutar e conseguiu empatar e levar o jogo para prolongamento. Mas, somente na parte final do 2º tempo do prolongamento os Campeões Olímpicos através de Yanis Lenne (2) marcaram o último golo e garantiu assim o triunfo sobre os Tricampeões do Mundo.

Enquanto a França sagra-se Campeã Europeia, Dinamarca arrecada medalha de prata e a Suécia garantiu o bronze, após bater a Alemanha no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, garantindo também os suecos a entrada direta nos Jogos Olímpicos – Paris 2024.

O central francês Nedim Remili (5) foi coroado MVP deste Europeu e recebeu o prémio de Jogador Mais Valioso da competição.

Os gauleses conquistaram assim o quarto Europeu da história na competição e aproximaram-se dos cinco conquistados pela Suécia desde 1994, europeu este que foi ganho também pela Suécia e foi o primeiro realizado e que se disputou em Portugal.

Neste jogo, o dinamarquês Mathias Gidsel (19) igualou Martim Costa (79) no topo da lista de melhores marcadores do EHF Euro 2024 com 54 golos.

FINAL

- França x Dinamarca 33-31 a.p (14-14 Intervalo / 27-27 após 60 mins.)

Data: 28.01.2024 (domingo)

Hora: 16h15 

Local: Colónoa - Lanxess Arena.

Transmissão em direto: RTP2 | RTP Play | EHF Tv

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sixteen − 7 =