Num jogo que em caso de vitória poderia ter sido histórico, Portugal foi impotente para contrariar a Suécia, na Alemanha, na Main Round do Europeu de Andebol 2024.
Um jogo rodeado de grande expetativa pelo mundo do Andebol e em especial pela comunidade do Andebol em Portugal, a Seleção de Andebol de Portugal não foi capaz de surpreender novamente neste Europeu.
Jogo equilibrado até aos 23 minutos da 1º parte na Barclays Arena em Hamburgo, mas depois a Suécia “puxou dos galões” e começou a construir uma vantagem confortável, que nunca foi possível a Portugal eliminar. O controlo do jogo por parte dos nórdicos nos últimos 37 minutos, nunca permitiu aos lusitanos empatarem, conquistando assim uma excelente posição rumo à semifinal.
Uma Suécia que esteve excelente no ataque e no “um contra um”, mas com ajuda do ponta esquerda Lucas Pellas (22), que faturou 10 golos e do guarda-redes Tobias Thulin (16), que foi o grande protagonista da Suécia conquistando o prémio de MVP da partida, depois de fazer 10 defesas e 33% de eficácia.
Do lado português Martim Costa (79) esteve novamente muito bem na finalização, marcando 9 golos, acompanhado por Luís Frade (82) com 7 golos e Francisco Costa (26) com 6 golos.
As contas do Grupo II desta Fase do Europeu não estão ainda fechadas, pois as equipas estão a lutar pela melhor posição possível e todos os jogos de Andebol nestas competições internacionais contam e Portugal necessita ganhar o próximo jogo para poder discutir a sua melhor classificação neste europeu, que seria o 5º lugar, garantindo assim também a melhor classificação de sempre e talvez o Pré-Olímpico.
Próximo jogo na terça-feira com os Países Baixos.
MVP da partida foi o Guarda-redes Tobias THULIN (16) – SUE.
Força Portugal! Vamos!
Men’s EHF Euro 2024
MAIN ROUND
Grupo II
3ª Jornada
Barclays Arena (Hamburgo)
Suécia x Portugal 40-33 (19-15).