Foram 10 os clubes associados da Associação de Andebol do Porto (AAP) certificados pela Federação de Andebol de Portugal (FAP) como “Entidade Formadora” para a Época 2023/2024.
A FAP certificou para esta época 41 clubes de Andebol como “Entidade Formadora”, entre os quais 10 clUbes da AAP.
Esta certificação é feita separadamente para o feminino e masculino e tem 3 níveis: 1, 2 e 3. O objetivo da certificação é garantir a melhoria da formação e do Andebol em Portugal através de uma certificação que premeia a organização, gestão e planeamento dos clubes, o trabalho com objetivos e as condições dos mesmos.
Os citérios e parâmetros para esta certificação são vários: missão do clube, valores de ética no desporto, visão e de organização do clube, questões logísticas e instalações, de recursos humanos, de formação de atletas e de treinadores e objetivos de formação entre outros.
Os clubes da AAP certificados foram: AA Águas Santas, Académico Futebol Clube, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada, Associação Académica de São Mamede, Clube de Andebol de Leça, Futebol Clube de Infesta, Ginásio Clube de Santo Tirso, Grupo Desportivo Colégio dos Carvalhos e Associação Desportiva dos Carvalhos, Póvoa Andebol Clube e Promov Rebordosa Andebol.