A União Desportiva de Lagoas (UD Lagoas) introduziu este ano o Andebol no seu seio e ressuscitou assim o Andebol na Freguesia de Nevogilde, oferendo mais uma modalidade aos jovens da zona onde se insere e tornou-se um dos mais recentes clubes Filiados da Associação de Andebol do Porto (AAP), juntando-se assim aos quase cinquenta clubes que fazem parte da AAP.

______________________________

Situado no Lugar de Lagoas, Freguesia de Nevogilde e Concelho de Lousada, o Clube UD Lagoas foi fundado em 1978 e nasceu a partir da junção de dois clubes: Os Lagoenses e a União Desportiva da Tapada, tendo adotado o símbolo deste último com a respetiva alteração do nome, ou seja, trocou Tapada por Lagoas.

Andebol, Atletismo e Futebol passam a ser as modalidades apresentadas por este simpático e popular clube e com as quais pretende orgulhosamente “oferecer” a prática desportiva a todos os jovens de Lagoas, Nevogilde e Lousada em geral.

O UD Lagoas dispões de um Campo de Futebol e de uma Sede Desportiva e conta com o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (anteriormente denominada de Escola EB 2/3 de Nevogilde) para treinos e jogos nesta Época de 2023/2024.

Rogério Morais, Presidente da União Desportiva de Lagoas há 16 anos referiu que: “A nossa aposta inicial é na Formação e pretendemos ter vários Escalões; dos Manitas aos Sub 14; Femininos e Masculinos”.

A propósito da notícia da introdução do Andebol no UD Lagoas, o Presidente revela que uma das pessoas de referência do Andebol Nacional, o Professor José Magalhães, ex Técnico e atual Dirigente do Andebol do FC Porto, de quem Rogério Morais tem uma grande estima e consideração, foi das primeiras pessoas a telefonar a dar os parabéns pela introdução do Andebol no clube e a desejar boa sorte para o projeto. É sem dúvida um excelente estímulo e apoio simbólico de alguém que conhece bem a modalidade.

O Presidente da UD Lagoas, confessou que, “foi uma surpresa o interesse e entusiamo inicial dos jovens nas primeiras captações” e revela que tem boas expectativas no crescimento do Andebol no clube.

O Coordenador Técnico da UL Lagoas será Ricardo Ferreira, que nos disse que a Missão do Andebol no Clube irá além do meramente desportiva; é também social, pois pretendem com esta modalidade ajudar a “desenvolver não apenas jogadores de Andebol talentosos, mas também indivíduos responsáveis e comprometidos com o bem-estar da comunidade”. Para concretizar esta Missão, o Responsável pelo Andebol do Clube, “filho da terra” e também ex praticante de Andebol num clube da freguesia,  formado através do desporto escolar que entretanto “desapareceu” e se denominava – Escola Nevogilde Andebol, revela que para isso se apoiarão em três pilares, que serão os alicerces da sua ação: 1) Formação de Qualidade; 2) Valores e Espírito de Equipa e 3) Envolvimento com a Comunidade.

Algo que é já comum neste Clube e que ajuda alcançar objetivos mais sociais, proporcionar bem-estar e sentimentos de pertença, são eventos e atividades habitualmente desenvolvidas pelo clube fora da vertente desportiva e que a Secção do Andebol se vai juntar.

O Coordenador Técnico destaca, tal como o Presidente, o foco inicial na Formação de Base do Projeto Andebol na UD Lagoas, tanto no Feminino, como no Masculino. E de forma ao Andebol ter sucesso neste Clube, o Plano passa por: “captação de recursos para garantir o sucesso sustentável. A Secção de Andebol da UDL planeia implementar estratégias de captação de recursos, incluindo parcerias com empresas locais, angariação de fundos e patrocínios, a fim de proporcionar as melhores condições possíveis para os seus atletas e programas de formação”. Pensando em toda a linha de recursos, ajudas e apoios refere que pretendem o “desenvolvimento de Parcerias com as escolas locais, que envolverão a criação de programas de Andebol nas escolas, o que ajudaria a identificar e desenvolver talentos desde tenra idade”. Além disso vão organizar “Atividades Desportivas em parceria com a AAAP e com a Câmara Municipal de Lousada e tentar trazer alguns torneios importantes à Região, para dar uma maior visibilidade ao Andebol no Concelho e conseguir trazer mais gente para o desporto, como também a criação de alguns torneios no Concelho, à imagem de concelhos vizinhos”.

Paulo Martins, o Presidente da AAP comenta o aparecimento do Andebol neste clube, dizendo que se “trata-se de um projeto muito importante para o Andebol, pois permite o reaparecimento da nossa modalidade numa freguesia onde outrora esteve implementado, mas também ao crescimento do Andebol e a sua diversificação territorial, nomeadamente nos extremos do Distrito do Porto”.

O clube que tem um Moto curioso – Insiste, Persiste e nunca Desiste; e que comunica o espírito dos seus Atletas, Dirigentes e Treinadores, e que fará seguramente juros aos adjetivos por trás das palavras de “guerra”, de um verdadeiro grito de guerra desportivo e que ambiciona ser uma referência do Andebol no Concelho de Lousada e ter um dia o Escalão de Séniores.

 

 

 

 

 

Rogério Morais                                                         Ricardo Ferreira

(Presidente UD Lagoas)                                    (Coordenador Técnico UD Lagoas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − eight =