Portugal ganhou ontem frente à Bósnia e Herzegovina em casa, em Guimarães, por 29-19, na primeira mão do Play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2025.


A Seleção Nacional Masculina de Andebol deu um passo enorme com vista ao Mundial 2025, ontem em Guimarães, ao vencer por 10 golos de diferença a sua congénere da Bósnia Herzegovina. Os “Heróis do Mar” aparecerem no jogo da primeira mão do Play-off sem três nomes: Martim Costa, Kiko Costa e Diogo Rema, mas mesmo assim Portugal fez um jogo sem grandes sobressaltos frente à Bósnia, apesar de muito irregular e durante muito tempo o marcador registar diferenças somente de 3 e 4 golos.

As duas equipas apresentaram defesas 6:0, sendo que a defesa de uma linha de Portugal era muito dinâmica e com dissuasões constantes e sem preocupações com remates de 1ª linha, enquanto o 6:0 da Bósnia era muito permeável nas penetrações e permitia passes ao pivot e isso permitiu que os Lusos se adiantassem no marcador por 6-2 aos 12 minutos.

Portugal tinha muita facilidade em rematar de 2ª linha, mas Benjamin Buric (12), o guarda-redes Bósnia e uma das estrelas dos “Dragões” puxou dos galões e fez 13 defesas e chegou a estar no final da primeira parte com mais de 50% de eficácia defensiva, terminando a primeira parte do jogo com 48% de eficácia, que com o desempenho do compatriota, o central  Mila Vukšic (02) e a entrada do lateral esquerdo Mirko Herceg (5) permitiu a formação balcânica equilibrar o jogo e manter-se com esperanças no apuramento poder ser ainda disputado em casa. Portugal termina a primeira parte a vencer 14-10, mas com um jogo pouco consistente e uma reduzida eficácia de remate e com uma estratégia de grande rotação de jogadores.

Na segunda parte e até aos 11 minutos o jogo continuou no mesmo registo e Portugal somente conseguiu uma vantagem de 5 golos, que se foi mantendo até aos 18 minutos, quando os Lusos fizeram um parcial de 4-0 e passaram o resultado para 23-16 e que foi aumentando aos poucos até ao final do jogo, terminando este jogo com um resultado muito positivo, mas melhor do que a exibição (29-19).

Em destaque na Seleção portuguesa estiveram Manuel Gaspar (12) com 11 defesas e 52% de eficácia, Rui Silva (14) com 5 golos e 100% de eficácia de remate e Salvador Salvador, muito bem a defender, a contra atacar e a marcar 4 golos (67% de eficácia).

Agora, Portugal joga no próximo domingo na Bósnia e o Selecionador Nacional, Paulo Jorge Pereira não espera facilidades e considera que os bósnios em casa podem estar mais motivados e causar alguns problemas, mas considera também que Portugal é melhor e foi melhor nesta 1ª mão do Play-off e que vai estar preparado.

 

IHF World Championship 2025 Play-Off

09.05.2024 – 19h30 – Portugal x Bósnia e Herzegovina, 29-19 (14-10)

Pavilhão Unidade Vimaranense (Guimarães) 

MVP: Manuel Gaspar (12) POR – 11 defesas (52% de eficácia)
Top Scorer: Mila Vukšic (02) BIH – 7 golos




        

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × 5 =