Foram ontem entregues pela Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Associação de Andebol do Porto (AAP) os Certificados de “Entidade Formadora” a onze clubes da AAP, numa Sessão Solene, que decorreu no Auditório do IPDJ, na Casa do Desporto.
A Sessão de entrega de certificados de “Entidade Formadora” para a Época 2023/2024 contou com a presença do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, do Presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins e do Vice Presidente da AAP, António Freitas, bem como representantes dos 11 dos clubes certificados.
O anfitrião Paulo Martins abriu a Sessão começando por dar os parabéns a todos os clubes que foram certificados e referiu a importância da certificação para a formação e para o Andebol e incentivou mais clubes a obterem a certificação como “Entidade Formadora”, considerando que “deveriam ser mais clubes a obterem este selo de qualidade”.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deu os parabéns aos onze clubes e destacou a importância da certificação num contexto de melhoria contínua do Andebol em Portugal, que também passa por trabalhar e criar a oportunidade, por mais competições, mais atletas, mais visibilidade e mais patrocínios no Andebol. O Presidente da Federação realçou algumas das conquistas e planos da FAP e do Andebol Nacional, como a organização conjunta com Espanha e Suíça do Europeu Masculino de Andebol em 2028 (Men’s EHF EURO 2028), o “Master Plan do Andebol”, ligado à promoção, divulgação e exposição do Andebol Europeu e o grande crescimento e melhoria do Andebol Feminino português.
A FAP certificou para esta época de 2023/2024 41 clubes de Andebol como “Entidade Formadora”, entre os quais 11 clubes da AAP. Os clubes da AAP certificados foram: AA Águas Santas, Académico Futebol Clube, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada, Associação Académica de São Mamede, Clube de Andebol de Leça, Futebol Clube de Infesta, Ginásio Clube de Santo Tirso, Grupo Desportivo Colégio dos Carvalhos e Associação Desportiva dos Carvalhos, Póvoa Andebol Clube e Promov Rebordosa Andebol.
AA Águas Santas: César Vasconcelos e Bárbara Baião (Vice Presidentes)
Académico FC: Rui Sarmento (Presidente) e Rui Lagoal (Coordenador Técnico)
ARCA: Bruno Costa (Presidente)
A. Académica S. Mamede: Nuno Coelho (Presidente) e Joana Costa (Vice Presidente)
CALE: Abel Cardia (Vice Presidente)
FC Infesta: Helder Silva (Vice Presidente) e Paulo Guimarães ( Coordenador Técnico)
Ginásio Clube de Santo Tirso: Carlos Amaral, Carlos Moreira e Vitor Sousa (Diretores)
Col. Carvalhos e AD Carvalhos: Filipe Matias (Coordenador Técnico)
Póvoa AC: José Oliveira Pereira (Presidente) e Professor Castro Lopes (Coord. Técnico)
Promov Rebordosa: Helder Carneiro (Presidente)
Os clubes certificados estão de parabéns e espera-se que a cada época mais clubes possam candidatar-se e cumprirem os critérios para a atribuição da certificação como “Entidade Formadora”.