In order to view this page you need JavaScript and Flash Player 8+ support!

NOTÍCIAS

EFAA – Escola de Formação de Árbitros de Andebol da AAP
2021-04-29

A Associação de Andebol do Porto (AAP) tem uma Escola de Árbitros de Andebol; a EFAA, que nasceu em setembro de 2013, que nasceu para apoiar o Departamento de Arbitragem.

 

 A EFAA – Escola de Formação de Árbitros de Andebol tem como objetivo geral a formação de árbitros da AAP. Especificamente a EFAA realiza cursos de iniciação de árbitros, ações de formação, reuniões semanais de árbitros, formação prática para árbitros em pavilhão, promove a melhoria qualitativa dos quadros de arbitragem da AAP, faz o acompanhamento de todos os quadros de arbitragem da AAP.

A aposta na formação é estratégica e deve ter como objetivos: o reforço de informação, conhecimentos e competências dos quadros de arbitragem. A Formação é o ensino prático, por isso é necessária muita capacitação teórica/prática dos árbitros, para a sua aprendizagem, melhoria contínua e para permitir a qualidade e ou a excelência.

Simão Ferreira, um ex-árbitro, membro do atual Departamento de Arbitragem e atual Coordenador da EFAA definiu vários projetos e ações para esta Escola de Árbitros:

- Projeto Revolução Digital – criação de uma plataforma digital com todo conteúdo didático;

- Curso inicial Árbitro Indoor;

- Curso Árbitro Andebol Praia – homologado;

- Curso Árbitro Andebol 4all – homologado;

- realização formações para agentes desportivos que estão nos jogos do escalão Infantis – possibilidade de recrutar potenciais árbitros para quadros da AAP;

- realização de formações nos clubes – EFAA em todo o lado;

- criação de níveis qualitativos dos Árbitros;

- Projeto " A EFAA à conversa com…".

 

Foram implementados critérios e resultados esperados para das ações da EFAA:

- implementar obrigatoriedade de realização testes físicos e escritos;

- obter melhores resultados dos árbitros da AAP, em pelo menos 20% no plano geral, por época (em 4 anos);

- realizar pelo menos 30 a 40% das formações em pavilhão;

- formar uma dupla de nível europeu a médio prazo.

 

Criar valor e obter resultados são pontos importantes definidos pelo Departamento de Arbitragem em com a EFFA.

 

  Testemunho de Pedro Fontes, primeiro Coordenador da EFFA sobre a Escola de Árbitros:

 

 “O que estará para acontecer?

Esta é a maior questão nos tempos de pandemia que estamos a viver.

A última vez que se colocou esta questão há uns anos atrás, os árbitros da AAP estavam desanimados e num estado de espírito completamente contrário ao que deveria estar presente.

Sempre foram os melhores dentro e fora de campo, mas era necessário mostrar ainda mais isso. Foi aí que tive o maior desafio na minha carreira e com a aprendizagem adquirida de anos com árbitros mais experientes, decidi criar juntamente com outros elementos o projeto conhecido por todos nós por EFAA.

Os objetivos foram bem definidos, formação continua e especifica, aparecimento de novos valores e melhorar a imagem e a credibilidade da arbitragem.

Com dedicação e trabalho de todos foram atingidos vários patamares e atualmente esse legado traz compromisso e responsabilidade.

Estão todos em crescimento, até mesmo quem dá formação, são todos da mesma equipa e nesse sentido apelo que foquem nos vossos objetivos e pensem no sucesso que está por vir.

´O teu futuro é criado pelo que fazes hoje e não amanhã´. Força pessoal, tenho o maior gosto em ver o que vão atingir.” (Pedro Fontes – Primeiro Coordenador da EFAA)

 

Fonte:

Departamento de Arbitragem da AAP.

Copyright © 2008 Associação de Andebol Porto - Todos os direitos reservados.