A Associação de Andebol do Porto (AAP) vai realizar um treino específico de guarda-redes na próxima semana, em Paredes, no âmbito do trabalho de deteção de talentos regionais e das seleções regionais do Porto.
São 19 guarda-redes masculinos Sub 14 oriundos de 18 clubes da AAP e 7 treinadores especializados no trabalho com este posto específico, que no próximo dia 05 de janeiro (segunda-feira) estarão no Pavilhão Multiusos de Paredes num treino aberto a todos os treinadores interessados.
Os técnicos convidados para este treino são: Tiago Soares, Tiago Sousa, Mário Reis, Pedro Silva, Gonçalo Oliveira, Pedro Juvandes e Augusto SIlveira; todos eles guarda-redes ou ex guarda-redes e especialistas, que trabalham atualmente com este importante posto específico do Andebol.
A convocatória Nº 11 para a seleção masculina SUB 14 é assim destinada somente a jovens atletas Sub 14 do posto específico de guarda-redes, que é aberto e que será gravado e posteriormente o seu conteúdo disponibilizado a todos os clubes associados da AAP.
Este evento (treino especial) nasce dentro do projeto das seleções regionais do Porto e é mais uma novidade do Departamento Desportivo da AAP, que foi comentada desta forma pelo Vice-Presidente da AAP, Joaquim Silva, Responsável pelas seleções regionais – “a Associação de Andebol do Porto tem noção que nos escalões de formação muitos guarda-redes surgem pela necessidade da equipa e poucos recebem acompanhamento específico. Dessa forma surge a necessidade da implementação regular de treino específico de modo a melhorar a qualidade da deteção e evitando perdas de talento. Pretende-se assim, através deste treino, transmitir de uma forma transversal programas de exercícios, com treinadores convidados especializados no treino específico de guarda-redes”.
Pedro Sardo Pereira, selecionador regional explicou também o porquê desta ação – “com a aproximação dos trabalhos entre a associação e os clubes percebemos as debilidades de alguns clubes e a vontade que tinham em melhorar o trabalho de posto específico de guarda-redes. Teremos connosco 7 treinadores de excelência, que irão proporcionar aos nossos jovens guarda-redes um treino diferenciado e o qual pretendemos partilhar esse conteúdo (treino) com todos os clubes da associação”.
Este será assim um excelente evento e treino que, em primeiro lugar demonstra a importância do guarda-redes no jogo de Andebol, será bastante útil do ponto de vista pedagógico, bem como relembra a sua especificidade e por isso necessidade de um trabalho dedicado, pois este posto específico é singular, com caraterísticas, especificidades e trabalho diferenciados; unanimente reconhecido como fator chave de sucesso de uma equipa de Andebol e muitas vezes dizer-se que “um bom guarda-redes é meia equipa”.














