A Seleção Nacional de Andebol apurou-se brilhantemente no passado domingo para a Main Round (Fase Principal) do Campeonato do Mundo de Andebol 2025 e conta com vários atletas oriundos de clubes da Associação de Andebol do Porto (AAP).
A pronúncia do Porto está presente na Seleção Masculina de Portugal, com 7 atletas que nasceram para o Andebol na AAP e que têm neste Campeonato do Mundo com Portugal a missão de entre 32 seleções que disputam esta competição, de 14 de janeiro a 02 de fevereiro, ir além do 10º lugar obtido no Egito, no mundial de 2021. Mas, Paulo Jorge Pereira aponta aos quartos de final, ou seja, estar a disputar os 8 primeiros lugares deste mundial e sonhar com algo de muito grande para o Andebol nacional.
A 29ª edição do IHF MEN’S WORLD CHAMPIONSHIP 2025 segue agora para a Main Round onde foram constituídos 4 grupos em que passarão aos Quartos de Final os dois primeiros classificados, sendo a partir desse fase aplicado um sistema de eliminatórias até à Final. Na comitiva Lusa constam 18 “Heróis do Mar”, em que curiosamente 7 deles atuam atualmente no FC Porto, clube da AAP: Diogo Rema, Fábio Magalhães, Leonel Fernandes, Miguel Oliveira, Ricardo Brandão, Rui Silva e Victor Iturriza; mas também 7 atletas da comitiva portuguesa, não necessariamente os mesmos, nasceram em clubes da AAP: ; João Gomes (Sporting CP), Luis Frade (FC Barcelona) e Miguel Oliveira (FC Porto), oriundos da formação do AA Águas Santas; Leonel Fernandes (FC Porto), que nasceu para o Andebol no ISMAI (Maia); e Diogo Rema (FC Porto), Martim Costa e Francisco Costa (Sporting CP), que passaram pelo FC Gaia e são os três oriundos inicialmente do Colégio dos Carvalhos; mas Martim tal como Kiko passaram também pelo FC Porto, tendo Kiko estado um curto período na AA Avanca.
(𝖢𝖱É𝖣𝖨𝖳𝖮𝖲 𝖣𝖤𝖲𝖨𝖦𝖭/𝖥𝖮𝖳𝖮𝖲: 𝖥𝖠𝖯)
É de referir que, com exceção de Victor Iturriza, que nasceu em Cuba e é naturalizado português, que veio para Portugal para representar AA Avanca em 2014, todos os outros elementos da Seleção Masculina de Andebol de Portugal terão passado pelas Seleções Regionais, que é um importante e impactante projeto de deteção e trabalho de talentos nacionais.
O talento português e a seleção de Andebol apontam com esta terceira participação consecutiva num Mundial Masculino, num total de seis participações, não só para a melhor classificação de sempre, mas fazer história para o Andebol nacional e afirmar-se assim definitivamente no topo do Andebol mundial.
Portugal começa a jogar a segunda fase deste mundial amanhã (quarta-feira) e continua em Oslo, na Unity Arena, que é um estádio coberto polivalente, junto ao fiorde de Oslo, que tem capacidade para perto de 14.000 pessoas e que parece estar a ser um local de sorte e já é definitivamente de boa memória para as cores nacionais.
Força Portugal!
IHF MEN’S WORLD CHAMPIONSHIP 2025
Main Round III
22.01.2025 | 17h00 | Suécia x Portugal | RTP2
24.01.2025 | 14h30 | Espanha x Portugal | RTP2
26.01.2025 | 14h30 | Portugal x Chile | RTP2