O Campeonato Europeu de Andebol Masculino (EHF EURO 2026) terminou ontem em Herning, Dinamarca e foi um sucesso, para Portugal, para a Dinamarca, para a EHF e para o Andebol.
Portugal brilhou e conquistou neste EURO a sua melhor classificação de sempre, o 5º lugar, superando a sua melhor classificação até agora, que era o 6º lugar no EURO na Áustria, Noruega e Suécia. A Dinamarca foi a grande vencedora, conquistando o seu 3º título Europeu e o seu primeiro em catorze anos, desde 2012 (Sérvia) ao derrotar a Alemanha na final (34:27), tendo a Croácia ficado com o bronze, à frente da Islândia.
O EHF EURO 2026 realizou-se de 15 de janeiro a 01 de fevereiro, na Escandinávia, coorganizado por: Suécia, Dinamarca e Noruega (em quatro diferentes cidades: Malmö, Kristianstad, Herning e Oslo) e foi considerado um grande sucesso pela EHF. Foram vendidos 660.000 bilhetes para os quatro pavilhões, em três países, representando 85% do total de bilhetes disponíveis e somente a Alemanha, no EURO 2024 teve melhores números, com uma enorme procura de bilhetes por parte de adeptos de países como: Ilhas Faroé, Islândia, Alemanha e Suíça. Icónico o cenário em Oslo, com mais de 7.000 adeptos das Ilhas Faroé, que ilustra bem o sucesso de presença de público presente fisicamente neste EURO, mas também sucesso no digital, com a EHF a cobrir o evento em 22 plataformas digitais diferentes, com um aumento de 100.000 seguidores, que se juntaram à comunidade digital EHF EURO e atraindo mais de um milhão de visualizações para 13 vídeos publicados no Instagram; o vídeo de maior sucesso teve 10 milhões de visualizações.
Portugal brilhou, como todos os fãs portugueses de Andebol tanto queriam e acreditavam ser possível, despedindo-se deste Europeu memorável com o melhor resultado da sua história, com ainda maior respeito do Mundo do Andebol e com vários prémios individuais: Francisco Costa, eleito Melhor Lateral Direito e Melhor Jovem e Salvador Salvador, distinguido como Melhor Defensor.
Francisco Costa (Kiko) esteve em destaque em várias estatísticas individuais e o seu talento não só o elegeu para o “All-Star Team” como o Melhor Lateral Direito, e Melhor Jogador Jovem da prova, mas figura com 61 golos em 8 jogos, como o 3º melhor marcador da prova e estabelecendo um novo recorde como o melhor marcador português de sempre numa só edição da competição, aos quais acrescentou 21 assistências. Além de goleador, Kiko evidenciou um poder de remate assombroso, registando o segundo disparo mais rápido do torneio, cronometrado a uns impressionantes 132,26 km/h.
Uma referência à Arbitagem portuguesa, que esteve presente neste EURO 2026 e representada pelos irmãos Martins, Daniel Martins e Roberto Martins, de Leiria, que anteriormente já tinha estado no Euro 2024, na Alemanha.
Um Grande Europeu 2026, uma Grande Vencedora, a Dinamarca e Portugal em Grande como seu melhor EURO, três distinções individuais e os “Heróis do Mar” a serem o nosso orgulho; o orgulho nacional e a prova da evolução do Andebol em Portugal.
O próximo EURO será em 2028 e a elite do Andebol europeu terá como destino Valência, Madrid, Lisboa e Zurique. A cidade suíça recebe dois grupos da fase preliminar, com a Swiss Life Arena a ser o palco. Já em Portugal, a MEO Arena acolhe dois grupos da fase preliminar e um grupo do Main Round.
Parabéns Portugal!
Até ao EHF EURO 2028 (Espanha – Portugal – Suiça)!
PORTUGAL NO EHF EURO 2026 Grupo B Portugal x Roménia, 40-34 (23-15) Macedónia do Norte x Portugal, 29-29 (13-15) Dinamarca x Portugal, 29-31 (11-12) Main Round Alemanha x Portugal, 32-30 (11-11) França x Portugal, 46-38 (28-15) Portugal x Noruega, 35-35 (17-18) Espanha x Portugal, 27-35 (12-16) 5.º/6.º Lugar Portugal x Suécia, 36-35 (16-16)
Men’s EHF EURO 2026 All-star Team: Guarda-redes:Andreas Wolff (GER) Ponta esquerda: August Pedersen (NOR) Lateral esquerdo: Simon Pytlick (DEN) Central: Gísli Kristjánsson (ISL) Lateral direito: Francisco Costa (POR) Ponta direita: Mario Šoštarić (CRO) Pivô: Johannes Golla (GER) Melhor Defensor: Salvador Salvador (POR) Melhor Jovem: Francisco Costa (POR) MVP: Mathias Gidsel (DEN)














