Realizou-se na passada segunda-feira (03 de janeiro), em Baltar, mais um jogo de treino entre as seleções regionais de Sub 14 masculinas do Porto e de Braga.


(𝖥𝖮𝖳𝖮: 𝖲𝖾𝗅𝖾çã𝗈 𝖽𝗈 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗈 𝖾 𝖲𝖾𝗅𝖾çã𝗈 𝖽𝖾 𝖡𝗋𝖺𝗀𝖺 𝗇𝗈 𝖿𝗂𝗆 𝖽𝗈 𝗃𝗈𝗀𝗈/𝗍𝗋𝖾𝗂𝗇𝗈)

O Projeto das Seleções Regionais é estratégico e dinâmico e com cooperação entre as várias associações e seleções regionais. Nesse sentido, mais uma vez houve um frente a frente amigável entre os Sub 14 Masculinos da AA Porto e AA Braga, que se realizou-se ao fim da tarde de segunda-feira, no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Baltar, em Paredes.

Este jogo de treino em que o resultado não é o mais importante, em que foram marcados muitos golos, e teve uma boa intensidade do jogo, demonstrando um domínio dos ataques sobre as defesas e que servirá somente para aferir do desempenho coletivo atacante e defensivo, foi dividido em três partes de 25 minutos, onde os dois selecionadores puderam dar bastantes minutos de jogo a todos os atletas e colocar em prática tudo aquilo que têm vindo a trabalhar, nas componentes técnicas, táticas e estratégicas.

O Selecionador Regional masculino da AAP, Pedro Sardo Pereira, comentou o jogo referindo que, “a AA Braga está a trabalhar de uma forma extremamente positiva e com um Andebol rápido, o que nos obriga a estar sempre concentrados. Estes jogos são importantes para comparar as dinâmicas e a capacidade de resposta que precisamos de ter em todos os parâmetros do jogo”.

Estes jogos de treino têm uma grande importância, pois são momentos competitivos que permitem avaliar o trabalho que as seleções vêm desenvolvendo e ao mesmo tempo potenciar ainda mais os jovens talentos.

Para Pedro Sardo Pereira (AAP) “é essencial para nós continuar a fazer jogos contra as seleções regionais, pois é possível mensurar a evolução dos atletas e compreender o que temos que melhorar e quais os pontos em que estamos mais fortes e mais débeis”.

Mário Nery, o Selecionador Regional de Braga confessou que, “a realização de jogos de treino é de extrema importância para o desenvolvimento técnico, tático e psicológico dos jovens atletas, principalmente num contexto de seleção regional, que não temos muitos momentos de competição. Mário Nery (AAB) refere ainda que, “a experiência de jogar sob pressão, com o ritmo acelerado e a exigência emocional de um jogo, permite que os atletas se adaptem a situações de competição e de exigência. Essa vivência ajuda a melhorar o controle emocional e a tomada de decisões rápidas”.

O treino desportivo, é um Processo Pedagógico e de Ensino, de um jovem atleta, obedecendo assim também a componentes didáticas, bem como psicológicas, em que na fase desenvolvimento, que é a fase em que estes atletas se encontram se devem dar estímulos e experiências permanentes aos jovens para promover transformações, quer ao nível das competências corporais e motoras, quer ao nível das competências sociais e psicológicas.

Segundo Mário Nery (AAB), “para nós, treinadores, os jogos de treino são fundamentais para avaliar o progresso de cada atleta, identificar áreas de melhoria e ajustar a metodologia de treino. Além disso, permitem observar como os jovens lidam com os erros e aprendem com eles.”

É interessante registar que, no caminho até às seleções nacionais tudo começa nas seleções regionais Sub 14, quer no masculino, quer no feminino. O caminho depois passa também pelos centros de treino, que são: Norte, Centro, Sul e Algarve e que podem conduzir à seleção nacional Sub-17. Mas, o trabalho é muito mais amplo do que aquele que é visível, com comunicação regular e alinhamento entre federação e associações, com papel importante da Direção Técnica nacional, o Selecionador Nacional João Varejão e os selecionadores regionais e vários outros momentos de treino.

Muitos dos jovens talentos que passam pelas seleções regionais acabam anos mais tarde por representar Portugal ao mais alto nível, como aconteceu com praticamente todos os “Heróis do Mar”, que estiveram neste último Campeonato do Mundo, já que com exceção do Pivot Victor Iturriza, que nasceu em Cuba e por lá começou a jogar Andebol, todos os outros passaram pelas seleções regionais como: Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém…

Bom trabalho Porto e Braga e felicidades a todos jovens talentos e para os respetivos selecionadores!

 

 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    fifteen + 10 =