“Os pais e os treinadores constituem as pessoas significativas para os praticantes que mais os influenciam em todas as fases da carreira”. Esta afirmação/citação é sustentada por estudos e consta dos manuais do Programa Nacional de Formação de Treinadores, do Curso de Treinadores de Grau I, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).


A investigação revelou que, de um modo geral, os atletas que atingiram elevados níveis de excelência, revelaram que os pais foram suportes essenciais na fase inicial da sua carreira desportiva.

Outra influência é a dos treinadores, que liderando o processo de treino, que é um processo de ensino, têm de ter competência técnica e competência pedagógica, para que possam conferir eficácia à sua intervenção como treinador(a) e obviamente com base na Didática e na Psicologia.

“Enquanto o treinador é o gestor do processo desportivo dos praticantes, os pais criam as condições na sua vida que se desejam facilitadoras da atividade desportiva, mas que por vezes podem assumir um caráter perturbador. De um modo geral, os pais sempre querem o melhor para os seus filhos. O problema é que nem sempre sabem o que devem fazer ou tomam as decisões mais adequadas”. Numa fase inicial os pais partilham o entusiasmo com os filhos, estão também interessados na modalidade, dão o apoio necessário à prática e não devem pressionar quanto aos resultados. Nas fases de desenvolvimento e especialização o apoio é cada vez menor na parte psicológica e passa cada vez mais a ser na parte logística e económica.

Pais e treinadores têm o poder, pelo estatuto, responsabilidade ou formação, de sensibilizar e persuadir o indivíduo, atleta, e contribuir para alterar as suas crenças, comportamentos e competências. “É neste contexto que ganha legitimidade a afirmação de que o treino desportivo é um processo pedagógico visto que nele se trata, permanentemente, de promover nos praticantes, transformações, quer ao nível das competências corporais e motoras, quer ao nível das competências sociais”.

O(a) treinador(a) tem também uma matriz de natureza pedagógica nas suas diversas tarefas quotidianas, que envolvem uma permanente relação interpessoal, em primeiro lugar com os seus atletas, mas também com os pais, dirigentes, árbitros e adeptos. A sua intervenção visa influenciá-los, positivamente e qualitativamente, agindo sobre as suas crenças, comportamentos e competências, mas, a eficácia da sua ação depende significativamente dos processos de liderança e comunicação.

Assim, a Didática e a Pedagogia devem ser enquadradas no conceito de treino desportivo e serem aplicadas nesse mesmo contexto desportivo. O objetivo é que, Pedagogia e Didática tenham consequência positiva na eficácia da intervenção pedagógica do(a) treinador(a), com preocupações formativas e educativas para os atletas.

A Didática é descrita como ciência auxiliar da Pedagogia que se ocupa do estudo dos métodos e técnicas de ensino. Afirma-se, neste contexto, a natureza interdependente da Pedagogia e da Didática: tal como a Pedagogia aplicada em contexto desportivo não faz sentido sem um ´espaço´ onde se projete, sem um prolongamento instrumental, também a Didática, para ser consequente e elevar o seu potencial de eficácia, deve integrar-se, independentemente da modalidade, nas orientações e preocupações enunciadas no âmbito da pedagogia”.

É importante os treinadores e os pais saberem qual o seu papel junto, principalmente, dos jovens atletas, mas também da sua responsabilidade na sua aprendizagem, educação e crescimento. A ciência está para o desporto, como os pais e os treinadores estão para os atletas. Há uma relação de causa-efeito e visam contribuir como meios ou atores para um resultado desejável de excelência na formação do atleta, baseado em ciência, evidência, conhecimento e até da sabedoria de pais e atletas.

Vamos todos trabalhar para um deporto melhor em Portugal e para o nosso Andebol de formação em particular!

 

FONTES:

1 - Didática no Desporto (Olímpio Coelho ).

2 - Pedagogia no Desporto (Sidónio Serpa).

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TREINADORES
MANUAIS DE FORMAÇÃO - GRAU I
EDIÇÃO: INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE, I.P

 © IPDJ - 2016

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    one + 5 =