Partiu este fim de semana o treinador espanhol e ex Selecionador nacional de Portugal Javier Garcia Cuesta.


Javier García Cuesta nasceu a 20 de abril de 1947 e foi uma referência do Andebol em todo o mundo, com direito a lugar de destaque na galeria dos grandes técnicos e históricos do Andebol. A IHF chamou o técnico espanhol de lenda e dá destaque esta triste notícia no seu website. A Real Federación Espanola de Balonmano (RFEB) refere que Cuesta “deixa um legado marcado pela paixão e pelo ensino do Andebol por todo o mundo”.

O ex Selecionador Nacional de Portugal entre 1999 e 2005 foi o “primeiro treinador espanhol a trabalhar fora do país”. “Participou em cinco fases finais com Portugal, nos Campeonatos da Europa de 2000, 2002 e 2004, e ainda nos Campeonatos do Mundo de 2001 e 2003, onde Portugal foi o organizador.”

Garcia Cuesta era um técnico muito profissional, rigoroso e focado no seu trabalho e “que liderou cinco Seleções Nacionais, entre elas Estados Unidos da América, Espanha, Egito e Brasil, para além de Portugal, e tinha terminado a sua carreira em 2018”.

As cerimónias fúnebres estão a ter lugar no Tanatório Jardín El Lauredal, em Gijón, Espanha, desde domingo até ao dia de hoje.

A Associação de Andebol do Porto não poderia deixar de dar nota desta notícia como uma homenagem e fá-lo com consternação expressando assim as mais sentidas e profundas condolências: à família, amigos, FAP, à RFEB às várias federações e clubes onte também trabalhou.

Descanse em Paz!

 

📸 ©️ A Bola

 

NOTÍCIA FAP aqui.

NOTÍCIA RFEB aqui.

NOTÍCIA IHF aqui.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    nineteen + ten =