A Associação de Andebol do Porto (AAP) aparece em grande destaque numa análise ao “Clube de Origem” de atletas internacionais masculinos publicada ontem pela Federação de Andebol de Portugal (FAP) no seu portal.
A Andebol School, que é um departamento de formação da FAP fez uma análise aos atletas internacionais portugueses de todos os escalões, no ano de 2024, por escalão, por clube e associação regional. Numa notícia com o título – “`Clube de Origem´: Associação de Andebol do Porto lançou 50% dos internacionais para as competições internacionais em 2024″; “demonstra que dos 48 atletas que em 2024 representaram as Seleções Nacionais Masculinas em grandes competições, 23 iniciaram a prática da modalidade em clubes da Associação de Andebol de Porto” (Andebol School).
Esta análise agora publicada foi conduzida por Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, tem por base a primeira inscrição do atleta internacional na FAP.
A interessante análise da Andebol School refere os clubes da AAP em que mais atletas se iniciaram no Andebol e que representarem este ano as seleções nacionais, com o AA Águas Santas claramente destacado, mas com clubes como: GD Colégio Carvalhos, FC Gaia e Andebol Clube “Os Lusitanos a figurarem na lista de clubes com responsabilidades no início de carreira de atletas internacionais.
É de referir que o crescente sucesso do Andebol Nacional ao nível das seleções nacionais tem o mérito do trabalho desenvolvido pelos clubes, das associações regionais e do investimento, trabalho e estratégia da Federação de Andebol de Portugal; e um contributo muito acentuado do Programa Nacional de Deteção de Talentos Sub 14, com as Seleções Regionais, que tem como objetivo a deteção e trabalho dos talentos a nível regional.
Veja todos os números e notícia completa no Portal da FAP (através do LINK em baixo).