Chama-se Associação Juvenil Gaia Inclui(-TE) e é um novo clube de Andebol Feminino da Associação de Andebol do Porto; é de Gaia, da freguesia de Mafamude / Vilar do Paraíso e além da componente desportiva está vocacionado para a área social.


A Associação de Andebol do Porto (AAP) apresenta assim o 47º clube filiado na maior associação regional do país e que tem como valores: a Inclusão, a Formação e a Participação Ativa; valores estes dirigidos aos jovens do Concelho de Vila Nova de Gaia.

A Associação Juvenil Gaia Inclui(-TE) (AGI) é muito mais que um clube de Andebol; é um Projeto Social do Clube Jovem Almeida Garrett (CJ A. Garrett), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e que tem como grande objetivo “Incluir”, no geral, seja população migrante, portadora de deficiência, terceira idade, na verdade queremos Incluir-te a ti – jovem, em particular, que tem a capacidade de marcar a diferença na comunidade e sociedade em que estamos inseridos. Especificamente o clube pretende ter uma intervenção social, participação cívica, formar jovens (civicamente, pedagogicamente e desportivamente), incentivar o voluntariado, e tem obviamente objetivos desportivos ( participação no Andebol, treino e competição).

Francisco Campos, treinador e Presidente da AGI foi o nosso interlocutor e cicerone e refere que “o clube é um filho do CJ A. Garrett, pois o primeiro está mais vocacionado para a parte social a par da desportiva e o segundo para a parte desportiva e para o rendimento”. A Missão da Associação Juvenil Gaia inclui(-TE) é de “Trabalhar para Formar para a Vida Adulta”, ou seja, dar aos jovens as ferramentas para a vida.

Francisco Campos (Professor de Educação Física do Ensino Básico e Pré-Escolar, Treinador e Presidente do Clube)

O início da atividade do clube, em termos desportivos, foi no Andebol de Praia, em junho, com a participação das equipas “Kaky´s Beach Handball”, no And´Praia ´24, pois essas equipas estão sob a alçada da AGI, mas que terá neste mês de outubro em atividade três equipas Femininas de Andebol Indoor: Sub 14, Sub 16 e Sub 18. As Sub 14 têm como treinador Diogo Cruz (Técnico de Grau 1), as Sub 16 contam com a treinadora estagiária Sara Brás, oriunda da FADEUP (Técnico de Grau 2) e as Sub 18 o treinador estagiário Pedro Queiroz da AAP (Técnico de Grau 2). Esta jovem equipa de treinadores conta a coordenação desportiva, partilhada entre a AGI e o CJ. A. Garrett, da Cristina Fernandes (Master Coach).

A Direção do clube é constituída por uma jovem equipa verdadeiramente multidisciplinar: duas psicólogas (Sofia Teixeira e Rafaela Vieira), dois professores (Francisco Campos e Ricardo Ávila) e uma atleta, que de futuro será profissional de Direito (Inês Alves), direção esta com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos. Nos Órgãos Sociais conta com: um empresário licenciado em Gestão, uma contabilista e uma Educadora Social.

– Presidente: Francisco Campos – Professor
– ⁠Vice-Presidente: Sofia Teixeira – Psicóloga
– ⁠Vice-Presidente: Ricardo Ávila – Professor
– ⁠Tesoureiro: Rafaela Vieira – Psicóloga
– ⁠Secretário: Inês Alves – Futura Profissional de Direito

O clube conta com uma sede, na Rua Diogo Cão, em Mafamude, que é utilizada como escritório e local da intervenção social com os jovens da comunidade, espaço esse que foi cedido pela Junta de Freguesia de Mafamude / Vilar do Paraíso.  São acompanhados por esta associação diversos jovens, incluindo jovens provenientes de famílias economicamente carenciadas, bem como todos os jovens que de uma maneira ou de outra, necessitem de apoio da associação. Quanto aos espaços desportivos, o clube de Gaia tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com a cedência de vários espaços para treinos e jogos: Pavilhão Municipal Fernando Gomes, Pavilhão Municipal de Gaia e Pavilhão da Escola Básica Manuel António Pina.

A AGI irá viver de donativos, apoios e parcerias, que passam pelos pais; instituições privadas; entidades estatais, nomeadamente o IPDJ; Município de V. N. Gaia e Junta de Freguesia de Mafamude / Vilar do Paraíso.

A Visão que a Associação Juvenil Gaia Inclui(-TE) persegue é – “Desportivamente e num futuro mais próximo ter uma equipa Sénior Feminina e a criação do ´Walking Handball´, destinado a atletas numa idade pós-Masters (+ 45). Socialmente e na intervenção social pretendem abranger mais famílias e apoiar mais jovens e captar jovens que procuram clube e que esses jovens olhem para o clube como um ´porto seguro´”.

A Associação de Andebol do Porto acolheu a Associação Juvenil Gaia Inclui(-TE) como seu filiado e que será certamente um passo importante para o crescimento do Andebol Feminino e para o Andebol mais forte, quer a nível do Distrito do Porto, quer a nível nacional.

A AAP deseja boa sorte e muito sucesso social e desportivo à Associação Juvenil Gaia Inclui(-Te).

 

  

Francisco Campos (Presidente) Inês Alves (Secretário) Sara Brás (Treinadora Sub 16)

 

                                  

Cristina Fernandes (Coordenadora Técnica) Treino no Pavilhão Municipal Fernando Gomes

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 − six =