A Associação de Andebol do Porto (AAP) realizou ontem no Pavilhão Multiusos de Paredes um treino específico de guarda-redes, no âmbito do trabalho de deteção de talentos regionais e das seleções regionais do Porto.


Foram duas horas de treino específico com 20 guarda-redes masculinos Sub 14, que representam 18 clubes do Porto, numa iniciativa diferenciadora e especial da AAP, com coordenação e organização de Pedro Sardo Pereira, o selecionador regional masculino e do Vice-Presidente Joaquim Silva, responsável pelas seleções regionais.

No comando deste treino especial, com a coordenação do mesmo, Pedro Sardo Pereira contou com os treinadores: Tiago Soares, Tiago Sousa, Mário Reis, Pedro Silva, Pedro Juvandes e Augusto SIlveira, todos especialistas e atualmente a trabalhar com este importante posto específico do Andebol e também com o apoio do Terapeuta Anselmo Martins, Fisioterapeuta das seleções regionais.

De notar a presença do Professor Paulo Sá, Coordenador Técnico Nacional, também ele um especialista de guarda-redes, não só com o seu trabalho em clubes, mas também com trabalhos ciêntíficos sobre o tema.

Os 6 treinadores convidados, especializados no trabalho com guarda-redes, idearam cada um, duas estações de trabalho e todos os atletas tiveram passagem obrigatória por todas elas realizando 12 diferentes tipos de exercicios especificos para guarda-redes, que foram relacionados com: técnica de baliza, técnica individual, posicionamento, trabalho com finalização das pontas, força, resistência,  velocidade de reação, reflexos, rapidez e agilidade, flexibilidade, coordenação e análise de vídeo.

Os promissores guarda-redes nesta interessante e importante sessão de treino foram: Alexandre Beirão (E. Vigorosa Sport), Afonso Brito (F.C. Gaia), Bernardo Martingo (F.C. Porto), Diego Cardoso (Promov Rebordosa), Diogo Moura (A. A. Águas Santas), Diogo Pereira (A.C. Os Lusitanos), Duarte Oliveira (G. Colégio Universal), Edgar Pires (C.A. S. Félix Marinha), Edson Pereira (Académico F.C.), Francisco Viana (F.C. Porto), Gonçalo Machado (G.C. Santo Tirso), Gonçalo Maganinho (Academia Claret), Jorge Abreu (Póvoa A.C.), José Valente (C.D. Rio Tinto), Mathias Pastor (AD Amarante), Miguel Azevedo (CALE), Miguel Rola (C.D. Foz Porto), Pedro Leão (C.A. Baltar), Pedro Lousada (A.A. São Mamede) e Rodrigo Almeida (Padroense F.C.). .

O trabalho específico em todos os postos ofensivos e defensivos do Andebol é fundamental para o desenvolvimento do jovem talento e o posto de guarda-redes com a sua especificidade e unicidade não é exceção, pelo contrário, é fundamental encontrar meios,  técnicos, espaço, tempo ou programas, para que possamos ter guarda-redes de qualidade e que depois façam a diferença no Andebol nacional e nas seleções. Assim, este evento (treino especial) foi um  momento importante para sensibilizar para o treino específico de guarda-redes, para o trabalho dos 19 jovens presentes e que terminou com um debriefing entre todos os técnicos presentes nesta iniciativa, que foi também uma reflexão sobre o treino específico ministrado, sobre a temática do trabalho específico do guarda-redes e sobre os jovens talentos Sub 14 participantes.

Todas as fotos do Treino AQUI!

 

 

 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    sixteen + twelve =